Além dos tipos de programas mais tradicionais, existe um tipo de software que complementa as atividades no PC, os chamados utilitários ou softwares auxiliares.
Esses programas dedicam-se a tarefas repetitivas e a tarefas que não são resolvidas adequadamente pelos softwares tradicionais, ampliando os recursos no sistema e, como resultado, aumentando a sua produtividade.
Os utilitários ou programas auxiliares podem ser classificados em diversos tipos. Os principais são: organizadores, gerenciadores de disco, editores de disco, operacionais, dedicado a planilhas, e outras aplicações.
Uma característica importante de alguns deles é que, quando carregados na memória principal, ficam residentes, podendo ser acionados durante a execução de outro programa sem a necessidade de ser interronpidos e recarregados.
Com certeza o programa utilitário mais conhecido são os antivírus, com o crescente risco e casos de contaminação de micros com vírus dos mais diversos tipos, esse tipo de programa passou a ser uma necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário