terça-feira, 10 de março de 2009

Driver

Driver

Conjunto de rotinas que configuram e ou adicionam arquivos que permitem ao sistema operacional acessar o periférico. O driver funciona como uma espécie de tradutor entre o dispositivo, uma placa de som ou vídeo por exemplo e o sistema operacional e os programas que estejam utilizando esse dispositivo Por ser especifico, o driver funcionará adequadamente apenas junto com o dispositivo para que foi desenvolvido. Em geral existe uma versão diferente do driver par cada sistema operacional.

E para garantir o Maximo de desempenho possível e importante manter os driver’s atualizados para diminuir a possibilidade de erros e conflitos durante o uso do dispositivo

Os drivers não são importantes apenas para as “perfumarias” do computador como aceleradores gráficos recursos de desenho 3D e outras coisas, Mas também como já disse para a correta comunicação entre hardware e sistema operacional

“O utilitário de instalação do software chipset Intel é um driver que ativa recursos do chipset que estão embutidos na motherboard. Esse utilitário precisa ser instalado PRIMEIRO para que o sistema operacional use corretamente os recursos instalados no chipset.”

http://www.intel.com/support/pt/processors/celeron/sb/cs-012639.htm

*Referencias

Dicionario_de_Termos_de_informatica-3ed Carlos E. Morimoto

www.intel.com

Apostila do Curso Técnico em Informática,Colégio Pio Décimo

2 comentários:

  1. Bom post, seria bom vocês avisarem que as vezes quando se desinstala um driver muito recente ou beta por estar causando incompatibilidade e(ou) erros(ex: driver de alguma placa de video) muitas vezes ficam arquivos desse driver instalados e caso vc instale uma versão anterior aparecem certos "bugs ou falhas" por estarem os arquivos do novo e do antigo juntos. Tópico muito bom mesmo, só pensei em sugerir ^^.

    ResponderExcluir
  2. Essas famosas DLL's também dão trabalho a muita gente. Seja pelo sistema 64-bit, linux ou por ser velho.
    Mas somente por curiosidade, nem sempre drivers atualizados são melhores ou mais estáveis, e nem sempre os da própria fabricante são os mais rápidos. Como exemplo cito minha placa de vídeo, que funciona melhor com um driver modificado (hackeado por programadores) do que com o do fabricante.
    E o post está legal!

    ResponderExcluir