sexta-feira, 13 de março de 2009

Aplicações na Web 2.0: Introdução!

Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web. É uma série de tecnologias novas que nos permitem produzir conteúdos sem precisar de conhecimentos técnicos, extraindo o máximo de informações e utilidades possíveis dos aplicativos que são implementados nela. Esses aplicativos estão, em sua maioria, em versões beta, por possuírem como um de seus princípios, a possibilidade de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados de acordo com as necessidades dos mais diversos usuários. Um outro ponto importante é que em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, ocorreu o surgimento das redes P2P, na qual cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.

Algumas dessas aplicações da Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante Ex: My Space, Orkut dentre outros que compõe a rede social. Outras aplicações funcionam como editores de texto, publicadores, comunicadores, organizadores e, com a grande popularização somado aos avanços dos frameworks para desenvolvimento de aplicativos online, como o Ruby on Rails, surgem cada mais vez mais aplicativos melhorados e eficientes.

São exemplos de algumas aplicações:

  • Thinkfree Office - http://www.thinkfree.com/ Que funciona como um editor de texto, planilha e apresentação a custo zero e com armazenamento gratuito sendo necessário apenas um cadastro

  • Snipshot - http://snipshot.com Editor de imagens online que permite ajustar as imagens do usuário utilizando ferramentas como: contraste, ajuste de cores etc.

  • Meebo - http://wwwm.meebo.com/ Site para utilizar mensageiros intantâneos online sendo compatíveis com os mais diversos aplicativos de comunicação instantânea. Ex: MSN, Google Talk, ICQ etc.


As aplicações para Web 2.0 estão em crescimento constante e sem um prazo exato para cessar. Ferramentas cada vez mais completas e otimizadas estão acompanhando o processo de evolução da web e por que não dizer do usuário que cada vez mais exige facilidades e melhorias quando o assunto é velocidade de resolução de processos e de obtenção de informação sobre o mundo através da Internet. Wikis, RSS, Adsense etc. compõem alguns dos serviços mais utiizados pelos usuários entusiastas ou não da web 2.0.


Falaremos mais sobre o tema em breve!

Enquanto isso...

0100000101110100111010010010000001101101011

000010110100101110011

Como diriam nossos amigos Interligados em números binários!!


Fontes:

http://pt.wikipedia.org

http://www.brunoamaral.com/post/introducao-a-web-20/

Revista INFO

3 comentários:

  1. Post bem legal comentando sobre as Web 2.0, comentando sobre ferramentas e a grande evolução que ela andou tendo nestes ultimos anos.E claro...sem contar pelo toque do binário ^^.

    A equipe Interligados agradece a consideração do Alex e da equipe Outdoor171(uso de ferramentas e informações do nosso blog, para ajudar e até mesmo difundir conhecimento,obtido em nosso humilde blog) e saibam que nós temos recíproca por ver que o pessoal está gostando das nossas idéias e usando isso em seus blogs. Isto vale a todos ^^

    0100000101110100111010010010000001101101011

    000010110100101110011

    ResponderExcluir
  2. bom post... diversas coisas que se eu fosse procurar individualmente na net iria demorar muito tempo,acabo achando nos blogs da turma em pouco tempo, facil e pratico.

    VLwz mais uma vez o post, tao de parabens.

    se for possivel dar uma passada no blog da gente e comenta... http://www.fc-hardware.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Post muito interessante, trazendo um apanhado sobre a web 2.0 e sua evolução contínua. E como o Alex falou, os internautas de hoje são muito exigentes em relação a alta velocidade, desempenho e facilidade... E a web 2.0 está aí justamente pra ir se adequando cada vez mais a seus usuários em geral.

    ResponderExcluir