sábado, 7 de março de 2009

O que são aplicativos?

Aplicativos são programas com fim determinado, como por exemplo editores de texto, planilhas eltrônicas, banco de dados,etc.
Os aplicativos são criados por empresas especializadas, as empresas desenvolvem seus aplicativos para um determinado sistema operacional, por exemplo, Corel Draw para Windows, Corel Draw para Linux. O aplicativo projetado para um sistema operacional não rodará noutro. Alguns aplicativos são feitos para rodar diretamente no DOS( "disk operating system", sistema operacional em disco) é um sistema operacional gravado em disco, HD ou disquete.
O criador do aplicativo desenvolve-o em alguma linguagem de alto nível, como C++, Pascal,etc. Ele é gravado em CD ou disquete, ao ser instalado no computador é convertido em linguagem de máquina de rotinas do S.O e carregado na memória.
Jogos são programas tipo aplicativos, portanto rodando em S.O determinado. Utilitários são aplicativos, geralmente pequenos, projetados para realizar tarefas de manutenção no sistema ou nos componentes do sistema(por exemplo, um programa de backup). Driver é também aplicativo, que altera a configuração do computador para que ele possa usar certo dispositivo(por exemplo, o driver para cabo usb).

4 comentários:

  1. Gostei muito das definições de Aplicativos, Jogos, Utilitários e Drivers.

    ResponderExcluir
  2. Vlw pela resposta do meu comentário no outro post e ainda por criar esse explicando essas informações, explicando o que são Jogos,Driver,Utilitários e Aplicativos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aplicativo é um programa que tem como objetivo o desempenho de tarefas de ídole prática, não precisando de nenhum outro programa para que o mesmo seja executado.É isso?

    ResponderExcluir