quarta-feira, 18 de março de 2009

Microsoft Office e BrOffice.org: Introdução!

Hoje irei falar sobre os dois pacotes de aplicativos para escritórios no computador mais utilizados no Brasil. São pacotes no qual estão incluídos programas como editores de texto, planilha eletrônica, gerenciador de apresentações, etc.

O Microsoft Office é um conjunto de programas de escritório desenvolvido e vendido(vendido!) pela Microsoft, famosa empresa de software do mundo, aquela de Bill Gates! O Office da Microsoft é composto pelos programas Word(para texto), Excel(planilha eletrônica), Powerpoint(apresentação de slides), Access(banco de dados), esses os mais importantes.

Veja as telas dos aplicativos do Microsoft Office

Janela do Excel:


Janela do Powerpoint:


Janela do Word:


O BrOffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre(free software), disponível na internet gratuitamente. O BrOffice é um produto nacional(mantido por uma equipe brasileira) baseado num conjunto de programas mundialmente conhecido: O OpenOffice.org.

Os programas que formam o BrOffice.org são: o Writer(para texto, Writer X Word); o Calc(para planilhas, Calc X Excel); o Impress(para slides, Impress X Powerpoint); o Base(para bancos de dados, Base X Access), esses os principais programas.

Veja as telas de dois aplicativos do BrOffice.org

Janela do Calc e abaixo do Writer:


Esclareço que esse post não foi uma comparação entre esses dois pacotes de aplicativos, mas sim, apenas uma apresentação tanto do Microsoft Office, quanto do BrOffice. A comparação entre esses pacotes, e os programas neles contidos virá nos próximos posts.

Referências:

www.broffice.org
www.joaoantonio.com.br
UOL Tecnologia

4 comentários:

  1. É incrível como o BrOffice possui praticamente quase todas as mesmas funcionalidades do Office, além de ser gratuito, e ainda assim, pouca gente o conhecer. Ou até mesmo continuar preferindo a Microssoft.
    Legal vocês divulgarem essa informação, quem sabe não desperta um pouco de curiosidade nas pessoas o suficiente para pensar em testá-los?!
    Dessa forma, creio eu, contribuiria um pouco mais para o desenvolvimento de novos softwares livres.
    Ótima postagem pessoal =]

    ResponderExcluir
  2. Dúvido que a Microsoft vai abrir mão do Office, mas é sempre bom conhecer softwares free hehehe, linux normalmente usa o Open Office,mas eu não sabia que havia versões pra Windows.

    ResponderExcluir
  3. o Br office é o nome brasileiro do programa Open Office =] sem duvida vale a pena instalar no windows tb pq vc pode abrir arquivos .DOC e .ODT =]

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!

    Mostrar como esses dois aplicativos são parecidos em relação a funções, foi uma ótima idéia. Mas confesso que estou ansioso pra ver o post de comparação entre o Microsoft Office e o BrOffice

    ResponderExcluir